Central de atendimento: (41) 3423-3132 (41) 98534-3840

Fenaban arrasta negociação a conta-gotas e adia proposta aos bancários

CONTEC cobra proposta concreta e espera acordo até o Dia do Bancário, celebrado nesta sexta-feira (28) (Por Paulo Melo)

O Estado do Paraná esteve presente nesta nona rodada de negociação através do presidente da Federação (FEEB-PR) e do Sindicato de Cascavel, Gladir Basso; Tania Maria Lucas Soares, presidente do Sindicato de Paranaguá; Claudecir de Oliveira Souza, Carlos Roberto Rodrigues e Israel Lobo Coelho, respectivamente, presidente, vice-presidente e secretário geral do Sindicato de Maringá; Gilberto Lopez Leite, presidente do Sindicato dos Bancários de Ponta Grossa. 

Nove rodadas de negociação e a proposta concreta ainda não chegou à mesa. A Fenaban segue conduzindo a Campanha Salarial dos Bancários 2026 a conta-gotas, apesar da cobrança da CONTEC por uma definição. O impasse marcou as duas reuniões realizadas nesta segunda-feira (24), em São Paulo, sem avanço capaz de encaminhar o fechamento da campanha. Para o presidente da CONTEC, Lourenço Prado, a negociação precisa ganhar ritmo.

“Hoje houve debates importantes sobre assuntos que interessam aos bancários e ao movimento sindical, mas não avançou muito. Esperamos que amanhã, terça-feira, as negociações prossigam e que tenhamos condição de receber uma proposta concreta da Fenaban”, afirmou.

Segundo Lourenço, a Fenaban têm levado os assuntos à mesa de forma fragmentada, prolongando uma negociação que, na avaliação da CONTEC, já reúne condições para avançar para uma proposta definitiva.

“A Fenaban está trazendo os assuntos em conta-gotas. Nós entendemos que há perfeitas condições para apresentar uma proposta agora, de imediato”, cobrou.


Concorrência X  lucros bilionários
Durante as negociações, os bancos voltaram a citar o aumento da concorrência no sistema financeiro e a necessidade de garantir retorno ao capital investido como fatores que pesam na construção de uma proposta. A CONTEC rebate o argumento e aponta que os resultados apresentados pelas instituições financeiras demonstram capacidade para atender às reivindicações dos trabalhadores.

“Se existe algum impacto dessa concorrência, ele é residual. Basta analisar os balanços dos bancos: são lucros bilionários todos os semestres”, afirmou o Secretário-geral da Confederação, David Zaia.


Após nove rodadas de negociação, a cobrança é para que a Fenaban deixe as discussões preliminares e coloque uma proposta concreta na mesa. A expectativa da entidade é que as tratativas desta terça-feira possam abrir caminho para um acordo até sexta-feira (28), Dia do Bancário. Enquanto a proposta não chega, a orientação da CONTEC é para que bancárias e bancários permaneçam atentos, organizados e mobilizados em todo o país.

A CONTEC e a Fenaban voltam à mesa de negociação nesta terça-feira (25), às 9h, em São Paulo, no Hotel Laghetto. (Fonte: Contec)

Notícias FEEB PR